quarta-feira, janeiro 21, 2009

Mini-Presídios na Bahia

Unidades pré-moldadas irão abrigar 428 presos


Por Tatiana Ribeiro

   Chegaram na manhã de ontem, as novas instalações para construção da cadeia pública no Complexo Penal da Mata Escura. O espaço de sete mil metros quadrados será distribuído para 68 celas com capacidade para 428 internos. No mini-presídio, também haverá espaços para banho de sol, atendimento médico, encontro intimo, cabines para entrevistas com advogados e refeitórios. De acordo com o superintendente de Assuntos Penais, coronel Francisco Leite, serão quatro pavilhões, sendo dois com 16 celas e outros dois com 18. A cadeia pública será destinada a abrigar presos que aguardam julgamento.
  Conforme Francisco Leite, a construção dos mini-presídios dispensa a armadura convencional. Os monoblocos fabricados de concreto e aço são altamente resistentes a vandalismo. "A circulação dos internos é separada da circulação dos agentes penitenciários, que operam a abertura e o fechamento das celas, bem como, todas as instalações elétricas e hidráulicas de uma passarela de aço. "As janelas são em aço temperado com painel deslizante em policarbonato transparente. As paredes são de alta resistência e não permitem que os presos guardem mercadorias", descreveu.
  Para a secretária de Justiça e Direitos Humanos, Marília Muricy, esse sistema estará pronto em junho deste ano. A vantagem do novo modelo é o baixo custo de manutenção. As celas possuem tinta permanente e a rede elétrica é planejada para funcionar apenas com equipamentos que consomem pouca energia. "As unidades oferecem conforto e ventilação porque possuem um forro formado por três camadas de concreto, aço e isopor" , relatou a secretária.
  Além da cadeia pública do Complexo da Mata Escura, também serão construídos outros cinco mini-presídios nas cidades de Juazeiro, Vitória da Conquista, Jequié, Itabuna e Teixeira de Freitas. Cada unidade terá seis celas com capacidade para abrigar oito internos em cada uma delas.
...
Ana Maria Bruni
 
Leia mais aqui:
A construção de três mini-presídios nos municípios de Juazeiro, Vitória da Conquista e Teixeira de Freitas foi solicitada pela Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH) à Superintendência de Construções Administrativas da Bahia (Sucab). As unidades serão erguidas no sistema pré-moldado para dar maior celeridade à construção.

Com um investimento de aproximadamente 2,7 milhões de reais – 900 mil por construção –, que serão disponibilizados pelos recursos do Tesouro Estadual, cada unidade terá seis celas com capacidade para abrigar oito presos em cada uma delas. Com essa medida, a SJCDH visa diminuir a superpopulação carcerária de cada município.